terça-feira, 11 de novembro de 2008

Post do leitor!

O visões do turismo está sempre aberto a textos e ou sugestões por parte de seus leitores. Hoje, iniciando a coluna "post do leitor", temos o texto da Aluna da UNIRIO Bruna Lobão, do 8º período de Turismo.
A aluna aborda o tema "cursos de especialização de Turismo no exterior", contribuindo, assim, para o nosso tema atual sobre mercado de trabalho turístico.


Enquanto aluna de turismo na Unirio vivenciei diversas mudanças no mercado turístico e acredito que atualmente o mercado está em busca de profissionais cada vez mais especializados. Porém muitos profissionais são criticados por investirem demasiadamente em cursos de pós - graduação, mestrado, doutorado e não possuírem qualquer experiência no mercado.

Essas críticas são válidas, mas como seria possível ter experiência num mercado que busca profissionais especializados?! O ideal é que exista um equilíbrio entre essas especializações e a atividade profissional.

Tendo em vista esses requisitos modernos e sendo fortemente influenciada pelos meus pais e por minha irmã, recentemente fui a uma feira internacional que tinha por objetivo divulgar os cursos de pós - graduação das universidades do Reino Unido. Tentei ao máximo extrair informações sobre cada universidade e programas de bolsas de estudo. Isso me encheu de esperança quanto ao meu futuro profissional. Felizmente, a maior parte das universidades que participavam da feira ofereciam cursos de especialização diversas áreas do turismo.

A jornada para conseguir uma bolsa de estudos no exterior não é fácil. Experiência profissional mínima de 2 anos na área de interesse, um currículo que se destaque, cartas de recomendação e certificados que comprovem a fluência na língua inglesa são só alguns dos diversos requisitos para conseguir a sonhada scholarship. A maior parte das universidades tem seus requisitos próprios e é preciso primeiro ser aceito na universidade por meio de um projeto que possua uma relevância acadêmica e boas justificativas para depois se candidatar a uma bolsa de estudos.

Devido a essa especificidade é preciso realizar uma pesquisa, garimpando as informações de cada curso oferecido por cada universidade pela internet. Para facilitar os que se interessarem pelo assunto, segue abaixo um quadro com o endereço eletrônico das universidades e os cursos que elas oferecem:



EF Brittin College
www.ef.com/study_uk
Hotelaria e Turismo


Guildford Colleg
www.guilford.ac.uk/international
Destaque na área de Negócios e Turismo


London Metropolitan University
http://www.londonmet.ac.uk/
Turismo


Oxford House College
http://www.oxfordhousecollege.co.uk/
Hotelaria e Turismo


University of the Arts London
www.arts.ac.uk/international
Viagem e Turismo e Novas tendências de mídia turística


University of Central Lancashire
http://www.uclan.ac.uk/
Hotelaria e Turismo


University of Glamorgan
http://www.glam.ac.uk/
Hotelaria e Turismo


University of Northampton
http://www.northampton.ac.uk/
Negócios e Turismo e Marketing turístico


University of Westminster
http://www.wmin.ac.uk/
Hotelaria e Turismo


Para saber mais sobre bolsas de estudos consultar os sites:

Programa de Bolsas Chevening, bolsas para universidades no Reino Unido -
http://www.britishcouncil.org/ ou http://www.chevening.com/

Programa de Bolsas Erasmus, bolsas para universidades em países da União Européia –
www.britishcouncil.org/erasmus ou www.ec.europa.eu/education

Programa de Bolsas Endeavour, bolsas para universidades na Austrália –
http://www.endeavour.deewr.gov.au/

Programa Alban, bolsas de estudos para estudantes da América Latina -
http://www.programalban.org/

4 comentários:

Guilherme Marques disse...

Eu acho super interessante estudar no exterior, desde criança meu sonho é estudar na Australia!..por outro lado tambem acho uma pena que um país como o nosso, com tanto potencial turistico, não possua excelência no estudo do Turismo. Para mim o ideal seria se os estrangeiros viessem estudar turismo aqui! Mas enquanto isso não acontece, é realmente muito legal a idéia de uma especialização no exterior!

Anônimo disse...

Concordo com o Guilherme.Seria muito interessante que existissem cursos de turismo bons no Brasil ao ponto de estrangeiros virem estudar aqui. Acredito que nós futuros turismólogos,devemos buscar essa especialização para posteriormente transmitir nossos conhecimentos aos futuros bacharéis através desses cursos de especialização.Obrigada por prestigiarem o assunto ao ponto de postar aqui no blog,para mim foi um prazer.Espero que assim como eu,outras pessoas se inspirem e lutem pela sonhada scholarship,afinal,quem não gostaria de ser pago para estudar algo de sua preferência em um país da Europa ou na Austrália?!!
Bruna Lobão-8°período-UNIRIO

Rafael Avila disse...

Queria agradecer a Bruna pela iniciativa de nos ajudar e reiterar o nosso compromisso de sempre postar mensagens com conteúdo interessante.

Quanto a estudar no exterior, também acho ótimo. Além de melhorar a fluência da língua, você percebe novas técnicas e outras formas de se pensar.

A melhor atitude a se tomar é buscar o curso que mais te agrada e correr atrás. Vale lembrar para aqueles que não tem o dinheiro necessário para uma viagem de estudos desse porte, que alguns desses cursos oferecem bolsas integrais e pagam até a passagem.

Outro exemplo de curso de especialização em turismo é da fundación carolina, localizado na Espanha.

Anônimo disse...

As pessoas usufruem das vantagens do turismo e nem tem noção do quanto ela envolve várias questões burocráticas de especialização, mercado e tudo mais! Acho ótimo um blog que mostre esse lado.
O incentivo e preocupação de turismólogos como vocês, confirmam o fato do Rio não estar perdido por completo!
Parabéns pelo blog super organizado! =]