Quando pensamos em qualquer meta que queremos atingir, ponderamos sempre de que maneira poderemos nos preparar melhor para alcançá-las, ou seja, como iremos planejar todo o percurso para chegarmos até elas. Com o turismo não é diferente, cada vez mais percebemos a necessidade do planejamento para a realização de qualquer ação no setor.
Sendo assim, para planejar o turismo é necessário que se conheça toda a oferta turística e infra-estrutura básica de determinada região, as características da demanda e da população local, a legislação aplicada dentro daquele ambiente e os programas e ações do Ministério do Turismo.
E você leitor, já conhece todos os macroprogramas, programas e ações do Ministério do Turismo? Não?! Pois bem, é de suma importância saber que é com o desempenho dessas atividades, que estão sendo planejadas e desenvolvidas para fomentar o turismo no Brasil, que o Ministério pretende aumentar o número de empregos, de renda e de inclusão social no território nacional.
Tendo em vista esses objetivos, se faz necessário conhecer os macroporgramas do Ministério, que se dividem em 8 e englobam planejamento e gestão, informação e estudos turísticos, logística de transportes, regionalização do turismo, fomento à iniciativa privada, infra-estrutura pública, qualificação de equipamento e serviços turísticos e promoção e apoio à comercialização.
Fazendo uma análise mais minuciosa do macroprograma de planejamento e gestão, veremos que ele conta com 3 programas: o programa de implementação e descentralização da política nacional de turismo, o programa de avaliação e monitoramento do plano nacional de turismo e o programa de relações internacionais. Em suma, esses programas buscam formular e sistematizar a Política Nacional de Turismo no Plano Nacional de Turismo, assim como acompanhar, avaliar resultados e propor adequações nesse processo e desenvolver relações institucionais com outros países, objetivando a promoção do turismo e a troca de experiências no setor.
Para mais informações sobre os macroprogramas do Ministério do Turismo, acesse: http://www.turismo.gov.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário