quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eduardo Paes


Todos sabemos que é de suma importância para a construção de um espaço turístico harmônico, que as ações públicas sejam devidamente planejadas e direcionadas para esse setor. O candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e sua equipe demonstram, à primeira vista, se preocupar com as necessidades da atividade turística desenvolvida na cidade. Deste modo, pesquisamos as principais propostas do candidato do PMDB em seu site e verificamos uma forte inclinação voltada para o fomento do turismo de negócios.

As suas primeiras propostas são: construir um centro de convenções de médio porte no aterro do Flamengo articulado com investidores privados; estimular a expansão hoteleira na Barra da Tijuca com vistas ao turismo de feiras e convenções e dinamizar o centro de convenções da Cidade Nova. Todas essas iniciativas são de grande valia para a cidade, que apesar de uma das maiores do país, possui um deficiente e mal distribuído conjunto de equipamentos direcionados para o segmento do turismo de negócios.

Além dessas, outra proposta interessante de Eduardo Paes, é ampliar o número de vagas e o número de centros de ensino profissionalizante e capacitação em turismo. Com isso, o turismo na cidade do Rio de Janeiro pode, finalmente, deixar de ser tratado como algo que vive a mercê do empirismo, e passa a ser desenvolvido com o profissionalismo que necessita.

Por outro lado, analisando as pretensões do candidato a respeito da segurança do turista no território carioca, vemos apenas medidas superficiais. Aumentar o efetivo da Guarda Municipal e aumentar o número de câmeras de vigilância não é o que se espera do prefeito de uma cidade em estado de extrema violência.

Portanto, ao que envolve suas propostas, o candidato Eduardo Paes se mostra interado com algumas necessidades do setor turístico do Rio de Janeiro. Sendo assim, cabe aos seus eleitores a cobrança da execução dessas e de outras propostas que, ao incentivar o turismo, possam melhorar a qualidade de vida do carioca.

Nenhum comentário: