segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Onde é que eu tô mesmo?

“A sinalização turística faz parte de um conjunto de indicações de trânsito que tem por finalidade orientar os usuários, direcionando-os aos destinos pretendidos”. Essa é a definição do Guia Brasileiro de Sinalização Turística. Outras características da sinalização turística são a padronização, a linguagem clara e o tamanho ideal da placa para leitura, proporcionando uma difusão dos atrativos do município em questão.

Quando a sinalização turística é bem planejada, ela é capaz de fomentar a visitação nos atrativos turísticos, facilitar o acesso e a locomoção dos turistas pela cidade e até os locais de interesse e inclusive é responsável por um ambiente sustentável, na medida que evita congestionamentos e melhora a mobilidade e a qualidade de vida regional.

No Rio de Janeiro, o sistema de sinalização encontra-se em colapso. O que vem ocorrendo, é que além da escassez de placas e sinais que orientem a locomoção dos turistas e até mesmo dos próprios moradores, a sinalização existente vem sendo vandalizada e adulterada. Os dois principais motivos para essa ocorrência são a falta de civilidade e má fé. O primeiro, pela simples e corriqueira falta de instrução da população, que não tem idéia dos gastos necessários para a recuperação dessas placas. Já a segunda, vem ocorrendo pelo oportunismo de um determinado grupo de pessoas, que ao adulterar as placas, se vendem como guias para os turistas perdidos.

Esses casos são sérios e reais. Um exemplo foi um grupo de turistas de São Paulo, que em 2007 foram assaltados no caminho para o Cristo Redentor. A placa de sinalização do ponto turístico estava pichada e o grupo entrou em um dos acessos da favela Cerro-Corá.

A sinalização do município do Rio de Janeiro se encontra em estado tão alarmante, que em pesquisa do Ministério do Turismo a respeito de reclamações de turistas, ocupou a quarta colocação de críticas, ficando atrás apenas da segurança pública, limpeza da cidade e serviços de Internet.

Sendo assim, é importante que se tomem medidas capazes de melhorar o aproveitamento da sinalização existente no Rio e que se faça um planejamento para instalação de outras em locais estratégicos, já que mesmo com a instalação de cerca de 500 placas pela cidade em 2007, o nível de sinalização continuou deficiente e os problemas persistem em ocorrer.

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa..fiquei um pouco sem vir aqui...e jah tem varios posts...
iniciei um blog tmb...e assim q souber..vou por vcs nos favoritos :)

Anônimo disse...

Muito legal e pertinente o texto - e o assunto! Realmente a sinalização na cidade em geral, e especialmente a turística, é uma das coisas que mais me irritam no Rio. O blog, mais uma vez, tá de parabéns pela abordagem do assunto !